Os alunos do 4º ano A, da professora Clécia, aprenderam sobre fotossíntese na prática, com experiência realizada pelos mesmos. A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da área das Ciências da Natureza. Através da experimentação, alia teoria à prática e possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno. Transforma o estudante em sujeito da aprendizagem, possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas. Em nossa escola, todos os dias, aprendemos com experiências, mas principalmente, aprendemos com o bom exemplo. Parabéns a todos.
A fotossíntese, termo que significa “síntese utilizando a luz”, é geralmente definida como o processo em que a energia solar é capturada e transformada em energia química. Por meio dela, muitos organismos autotróficos conseguem sintetizar material orgânico, ou seja, produzir seu próprio alimento.
A fotossíntese ocorre no interior dos cloroplastos e, portanto, é realizada em maior intensidade em tecidos ricos nessa organela, como o parênquima clorofiliano encontrado nas folhas. O processo pode ser dividido em duas etapas principais: as reações luminosas, que ocorrem na membrana do tilacoide, e as reações de fixação de carbono, que ocorrem no estroma do cloroplasto.
0 comentários:
Postar um comentário