Hoje (21/09/2018), foi dia de culminância do projeto supermercado, dos alunos do 1º ano. Os alunos faziam listas de compras, escolhiam seus produtos e contavam seu dinheirinho para em seguida se dirigirem ao caixa, onde as professoras os atendiam. Com o objetivo de melhorar o resultado dos estudantes em Matemática, as professoras do 1º ano desenvolveram um “mercadinho” fictício, no qual os alunos têm a experiência de aprender a controlar suas finanças por meio de compras. Esse projeto acontece em nossa escola há uns três anos. Foi algo que partiu da necessidade de trabalhar a Matemática de forma lúdica, visando a melhora.
Para simular o comércio, os alunos trazem de casa embalagens vazias de produtos que são encontrados no mercado, como detergentes e sabão em pó, e os professores, na lousa da sala de aula, colam figuras que representam os alimentos. Abaixo dos produtos, vem os preços. Com o mercado pronto, professores separam os estudantes em pequenos grupos e dão a eles uma lista com principais produtos que devem ser comprados. A partir daí os alunos, com dinheiro fictício, fazem os cálculos de quanto podem “gastar” no mercado. Entre os pequenos economistas, a iniciativa é um sucesso.
0 comentários:
Postar um comentário