sexta-feira, 29 de maio de 2020
O AMOR COM QUE TRABALHAMOS CONTINUA FORTE NO CMPLB
Em meio a uma pandemia que assola a humanidade e deixou grande parte das pessoas em casa e criou novas dinâmicas de relações afetivas e profissionais virtuais, à distância, o ofício dos professores e educadores foi um dos que sofreu mudanças mais profundas. Tendo como instrumentos essenciais de seu trabalho o próprio corpo e a própria voz, eles agora têm como ferramentas imprescindíveis os celulares, computadores e redes sociais. Não é uma rotina fácil e não podem contar com a compreensão de pais e mães, muitas das vezes confinados com filhos. É nesse contexto que a troca de vídeos e imagens com alunos contribui para harmonizar e centrar o pensamento em fazer a diferença mesmo nesse momentos difíceis. Parabéns alunos. Parabéns professores.
quarta-feira, 27 de maio de 2020
ATENÇÃO: COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE O KIT LANCHE
A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO QUENTE, informa que, todos que quiserem se informar sobre o "Kit Lanche"; De como funciona? Com quais recursos? Qual sua composição e porquê? E quaisquer outras informações, devem procurar o Secretário Antônio Márcio "Tonico", na sede da secretaria, em horário comercial, que receberão todas as informações e orientação à respeito.
CONTINUAMOS TRABALHANDO NO CMPLB
Continuamos trabalhando e fazendo acontecer no CMPLB. Nosso combustível são nossos alunos, suas expectativas e seus sonhos. A diversidade de suportes e métodos pode apoiar a criação de uma rotina positiva para as crianças e os jovens, garantindo alguma estabilidade frente ao cenário de tantas mudanças, são muito importantes. Da mesma forma, o envolvimento da família também é relevante neste período de aprendizagem a distância - importante aliado durante a crise e pode deixar um legado no pós-pandemia.
quinta-feira, 21 de maio de 2020
ATENÇÃO ALUNOS - SEXTA-FEIRA (22-05) É O ÚLTIMO DIA PARA INSCRIÇÃO NO ENEM
A Secretaria Municipal de Educação de Rio Quente, Equipe Gestora e Coordenação avisando do ENEM/2020, e que as inscrições fecham nesta sexta-feira agora 22 de Maio de 2020.
O sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 mantém-se aberto para inscrições até esta sexta-feira (22). Até as 16h desta quarta-feira (20), 4.309.043 pessoas efetuaram o cadastro para participar da atual edição do Enem. As 101,1 mil vagas disponibilizadas para as provas digitais já foram preenchidas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai realizar uma consulta aos inscritos para definir novas datas para que as provas ocorram. No entanto, para que todos os procedimentos preparatórios sejam cumpridos, é necessário concluir o processo de inscrição.
Os inscritos serão convidados a responder uma enquete na página do participante para que possam expressar sua opinião em relação ao melhor momento para que as provas aconteçam. O exame foi adiado por causa da pandemia da Covid-19.
Isenção
Os inscritos que se enquadram nos requisitos apresentados nos editais como beneficiários da gratuidade da taxa de inscrição ficarão isentos sem a necessidade de um pedido formal.
Os demais participantes deverão pagar a taxa de R$ 85 até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada ao final da inscrição. O edital do exame pode ser conferido clicando aqui.
Canais de informação
As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas no portal do Inep e do Ministério da Educação, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do Governo Federal.
Dúvidas relativas ao processo de inscrição podem ser sanadas pelo Fale Conosco do Inep, por meio do autoatendimento on-line ou do 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).
Nota de esclarecimento Inep
Atentos às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o ministérios da Educação (Mec) decidiram pelo adiamento da aplicação do exame nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.
Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da página do participante. As inscrições para o exame seguem abertas até às 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.
Confira o cronograma completo no link.
quarta-feira, 20 de maio de 2020
PARABÉNS AOS NOSSOS PEDAGOGOS - CONTINUAMOS TRABALHANDO PARA FAZER MELHOR
O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional.
Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra. Desta forma, o pedagogo contribui para a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento.
Quem opta por seguir carreira em Pedagogia deve ter vocação para ensinar, ser paciente e gostar de lidar com crianças e adolescentes.
Conheça um pouco mais sobre o trabalho deste profissional, em que áreas ele pode atuar e quais atividades um pedagogo desempenha.
O que faz um Pedagogo?
Um profissional formado em Pedagogia pode atuar como professor dos primeiros anos do ensino fundamental. Pode também atuar na pré-escola, como professor ou auxiliar de sala.
Fora das salas de aula, o pedagogo também encontra oportunidades de emprego em ambientes escolares e não-escolares. Conheça um pouco mais sobre algumas das áreas onde um pedagogo pode atuar.
Gestão Escolar
No ambiente escolar, além de ministrar aulas, o pedagogo pode atuar também na área de gestão, desempenhando diversas tarefas de gerenciamento, tais como:
- Organizar o calendário letivo, estipulando datas para os diversos eventos escolares.
- Estipular os horários dos professores em sala de aula e organizar as atividades de planejamento de ensino.
- Planejar e organizar atividades culturais.
- Organizar e coordenar conselhos de classe.
- Desenvolver projetos pedagógicos de educação básica, coordenar a execução e avaliar o andamento destes projetos.
- Coordenar reuniões pedagógicas com pais de alunos.
- Promover a integração entre a escola e a família do estudante, através de eventos nos quais a família possa participar e conhecer o trabalho desenvolvido pela escola.
- Coordenar reformas curriculares, definindo que tipo de conhecimentos e competências os alunos devem adquirir em cada etapa do ensino regular.
Educação Especial
Em educação especial o pedagogo lidará com alunos portadores de necessidades especiais, ou que possuem alguma limitação de aprendizado (cegueira, dislexia, autismo, surdez, etc.). Nestes casos, deverá ministrar aulas utilizando técnicas diferenciadas de ensino, para que estes alunos sejam capazes de compreender o conteúdo ensinado.
O pedagogo procura adequar os métodos de ensino e também os materiais didáticos utilizados no aprendizado destas crianças.
Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-faz-um-pedagogo/
segunda-feira, 18 de maio de 2020
sexta-feira, 15 de maio de 2020
NO CMPLB CONTINUAMOS CONSTRUINDO RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Uma Escola Conectada é aquela que tem uma visão clara e estratégica do uso da tecnologia para aprendizagem, expressa no seu currículo e nas práticas pedagógicas adotadas por seus professores. Gestores e professores devem possuir competências digitais que englobam habilidades pedagógicas, de cidadania digital e de desenvolvimento profissional. A escola deve possuir um repertório de recursos digitais selecionados alinhados ao currículo, e disponibilizar infraestrutura adequada ao uso pedagógico da tecnologia, tanto em termos de equipamentos quanto de conectividade.
Sabemos que para os professores esta transição imediata e não planejada para o ensino online trará grandes desafios. A maior parte dos professores brasileiros não foi preparada para integrar tecnologia nos processos de ensino aprendizagem e para ensinar de forma online. Aqui surge mais uma vez o alerta para necessidade de incluir este tema na formação inicial e continuada dos professores.
terça-feira, 12 de maio de 2020
SEGURANÇA E CONFORTO PARA OS ALUNOS DO CMPLB
Nossos alunos já poderão contar, assim que normalizarem as atividades na escola, com três novos ônibus escolares. É mais segurança e conforto para que os estudantes possam chegar à escola e retornar a seus lares. Os veículos foram adquiridos ainda em 2019, pela então Secretária Professora Izabel Gonzaga, com recursos do FUNDEB e com os 25% constitucionais da educação (dois pelo FUNDEB e um com os 25%). Mesmo vivendo tempos de exceção, não podemos descuidar do que é fundamental, e educação é fundamental. A evidência está conosco: investir em educação é investir em melhores oportunidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas. ... A educação é uma das principais ferramentas para formar cidadãos comprometidos com as instituições de seus países e os valores democráticos que fundamentam a vida em sociedade. Educação é e sempre foi investimento.
domingo, 10 de maio de 2020
MAIS QUE PROFESSORAS OU PROFESSORES
A rotina de um professor, ou de uma professora, começa cedo. Bem cedo se levanta, prepara os filhos para a escola, porque professores são mães, são pais, são filhos, tem uma vida não muito diferente da maioria dos pais e com as mesmas obrigações e problemas. Às 11h30, ou mais tarde ainda, volta para casa, alimenta os filhos, antes de retornar à escola, onde fica até as 17h30. O expediente no colégio terminou, mas no lar ela (ou ele) dá continuidade às tarefas que iniciou às 6h da manhã e aquelas que faz à noite ou aos finais de semana, como planejamento e correção de provas e atividades. Apesar da rotina corrida, estamos sempre com um sorriso no rosto, porque nossos alunos esperam muito de nós. Educar/ensinar crianças que não são seus filhos requer ainda mais empenho. Muitos são filhos únicos. Não têm convívio com outra criança em casa. Tentamos mostrar que eles não estão sozinhos e que sempre vão ter alguém ao lado, em quem eles podem confiar. Isso somente valoriza ainda mais a profissão devido aos obstáculos que temes que superar todos os dias, como a falta de reconhecimento pela sociedade e governantes. Talvez um dia, somente um dia, vamos ver a educação como investimento e não como despesa. Assim, continuamos acreditando que nosso trabalho pode sim fazer a diferença, mesmo em tempos tão sombrios como os que estamos vivendo agora.
DIA DAS MÃES
O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes no Brasil. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma data que homenageia as mães e que foi estabelecida no Brasil, de maneira oficial, por um decreto emitido pelo presidente Getúlio Vargas. Sua origem moderna remonta aos Estados Unidos, no começo do século XX.
Origens
Como veremos, considera-se que o Dia das Mães surgiu nos Estados Unidos, bem no começo do século XX. Apesar disso, os historiadores enxergam algumas semelhanças entre essa data comemorativa e algumas celebrações realizadas na Antiguidade clássica, isto é, na Grécia e Roma antigas.
Não existe uma associação direta entre a celebração moderna e a realizada na Antiguidade, mas os historiadores pontuam-nas em diálogo para demonstrar que festivais em homenagem à figura materna não são uma exclusividade do mundo contemporâneo. Na Grécia, por exemplo, celebrava-se Reia, a mãe dos deuses.
Ativismo de Ann Jarvis
O Dia das Mães, enquanto data comemorativa, surgiu na primeira década do século XX, sendo criado por Anna Jarvis, cujo intento era homenagear a sua mãe, Ann Jarvis, conhecida por realizar trabalho social com outras mães, sobretudo no período da Guerra Civil Americana.
Ann Jarvis, que frequentava uma igreja metodista, dedicou sua vida ao ativismo social. Ela o iniciou promovendo ações que possibilitaram a melhoria das condições sanitárias de sua comunidade. Lá ela criou o Mother’s Day Work Clubs, uma instituição voltada para melhorar as condições sanitárias de algumas cidades na Virgínia Ocidental. Nesse trabalho, Ann Jarvis dava assistência às famílias que necessitavam de ajuda, e orientava-as para que elas tivessem boas condições sanitárias, de forma a evitar doenças.
Durante a Guerra Civil Americana, entre 1861 e 1865, Ann Jarvis passou a trabalhar no socorro a soldados feriados, tanto dos confederados quanto daqueles que lutavam pela União. Depois que a guerra terminou, Jarvis criou um clube para que ações fossem tomadas de maneira a garantir o entendimento e o convívio pacífico entre famílias de soldados que lutaram de diferentes lados. Esse clube contou com o envolvimento de outras mães. Juntas elas criaram o Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), um dia para celebrar-se a paz.
O Dia das Mães foi criado como uma homenagem à vida de Ann Jarvis. O falecimento dela, em 9 de maio de 1905, afetou bastante a sua filha, Anna Jarvis. Anos depois, ela decidiu criar uma data comemorativa para homenagear a sua mãe. O trabalho de Anna Jarvis fez com que um memorial em homenagem a ela fosse realizado em maio de 1908 — esse foi o primeiro Dia das Mães.
Anna Jarvis engajou-se para que o Dia das Mães se convertesse permanentemente em uma data comemorativa nos Estados Unidos. Nesse sentido, ela contou com o apoio de um comerciante chamado John Wanamaker.
Ainda nesse ano, Elmer Burkett, um senador do Nebraska, levou a proposta para o Senado norte-americano, mas ela não foi aprovada. Mesmo assim, a comemoração em homenagem às mães espalhou-se pelos Estados Unidos. A partir de 1909, Anna Jarvis dedicou-se inteiramente a sua missão de conseguir a oficialização do Dia das Mães.
Em 1910, o estado que sua mãe atuou como ativista, a Virgínia Ocidental, tornou o Dia das Mães oficial. Dois anos depois, em 1914, o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como o data para a celebração, e a medida foi ratificada pelo então presidente do país, Woodrow Wilson. A data foi criada exatamente como forma de homenagear todas as mães.
Dia das mães no Brasil
A popularização dessa data nos Estados Unidos fez com que ela eventualmente chegasse ao Brasil. Os historiadores falam que a primeira celebração do tipo aconteceu aqui em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Essa primeira vez foi promovida pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul.
O Dia das Mães foi oficializado no Brasil na década de 1930, quando o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366, em 5 de maio de 1932. Por meio desse documento, determinou-se o segundo domingo de maio como momento para comemorar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.
Essa data foi uma conquista realizada por influência do movimento feminista brasileiro, que estava em crescimento. Outra conquista importante na época foi o sufrágio universal feminino, decretado também em 1932.
Nos próximos anos, o Dia das Mães será celebrado nas seguintes datas:
- 2020: 10 de maio
- 2021: 9 de maio
- 2022: 8 de maio
- 2023: 14 de maio
Comercialização do Dia das Mães
Com a oficialização da data, ela se popularizou mais ainda nos Estados Unidos. Entretanto, Anna Jarvis tornou-se crítica ao Dia das Mães por conta da sua comercialização. O intuito dela era que a data fosse algo voltado para a questão sentimental e que, portanto, não fosse explorada como momento para obter-se lucro. Ela criticava bastante a venda de cartões feitos para a data, pois considerava que quem os comprava era preguiçoso demais para fazer uma dedicatória escrita à mão.
Aqui no Brasil a situação não foi diferente. Uma vez criada a data comemorativa, a prática de celebrar o Dia das Mães foi crescendo e tornou-se uma das celebrações mais importantes do ano. Atualmente, o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal.
Dia das mães no mundo
O Dia das Mães brasileiro seguiu a tradição instituída nos Estados Unidos, e a comemoração, como mencionado, é realizada no segundo domingo do mês de maio. Outros países no mundo, como Dinamarca, Alemanha, Austrália, Malásia e Uruguai, também celebram-no nessa data.
Entretanto, nem todos os países seguem a tradição norte-americana e, portanto, comemoram o Dia das Mães em outra data. A Rússia e a Sérvia, por exemplo, comemoram-no no dia 8 de março; a Noruega, no segundo domingo de fevereiro; o Líbano, no início da primavera no Hemisfério Norte (21 de março); e a Argentina, no terceiro domingo de outubro.
Percebemos, portanto, que cada país realiza a celebração no momento que acha apropriado. O importante é que essa figura tão importante na vida de todos seja homenageada da forma que merece, independentemente da data.
quinta-feira, 7 de maio de 2020
MESMO EM CASA O TRABALHO NÃO PARA, TANTO PARA PROFESSORES QUANTO PARA ALUNOS
Não está sendo fácil, mas no CMPLB o trabalho não para um só instante. Professores e alunos se reinventam para poder continuar aprendendo mesmo em tempos tão difíceis. Enormes são os desafios para implantar, ainda que de forma temporária, a educação a distância na educação básica no país.
A realidade apresenta alunos e famílias que não conseguem utilizar plataformas online de ensino, professores que carecem de formação técnica para direcionar processos de aprendizagem em ambientes virtuais. Esses desafios são ampliados quando levamos em conta a rede pública, em que estudam mais de 80% dos brasileiros em idade escolar. Outro ponto central é o acesso a computadores. Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 58% dos domicílios no país não têm acesso a computadores e 33% não dispõem de internet. Dessa forma, levar à frente as soluções de educação a distância se tornam complicadas principalmente para os grupos sociais mais vulneráveis.
Em meio a tantas dificuldades, surgem sinais de esperança como iniciativas voluntárias de pessoas que contam histórias para crianças, oferecem aulas pelas redes sociais, partilham textos, entre outros. Esse tempo de isolamento também oferece às famílias a oportunidade de resgatar seu papel educativo oferecendo às crianças e aos jovens tempo de estudo em conjunto, de partilha de histórias e cultivo da fraternidade. Em tempos de pandemia e com as restrições para evitar a proliferação do vírus, a educação também carece de muita atenção para que se consiga vencer o distanciamento físico e criar novos caminhos para o processo de ensino-aprendizagem.
Assinar:
Postagens (Atom)
Total de visualizações
RELÓGIO
Translator |
EDUCAÇÃO
CLIMA/TEMPO
Popular Posts
-
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO QUENTE Colégio Municipal Professor Lourenço Batista Projeto Político Pedagó...
-
Os alunos do 4º ano A, da professora Clécia, aprenderam sobre fotossíntese na prática, com experiência realizada pelos mesmos. A aula...
-
"Um homem que não lê bons livros não leva vantagem alguma sobre o homem que não sabe lê-los." ...
-
Em meio à suspensão das atividades escolares em todo o país em decorrência da pandemia de coronavírus e a incerteza em relação a quando as...
-
Hoje foi dia de alegria para os alunos do Jardim II, o Soldado Almeida e a Secretária de Educação, Izabel Gonzaga, vieram fazer a entrega...
-
O grupo gestor do CMPLB vem agradecer pelo nobre trabalho realizado pelos professores, pela dedicação e empenho dos alunos, pela cooperação ...
-
Hoje foi dia de festa, muita diversão e também de aprendizado para os alunos do 4º ano dos professores Nelson e Clécia, junto com as mon...
-
As aulas do PROERD no CMPLB caminham para o final, em junho, e hoje foi dia da visita do Leão DAREN, mascote do programa. Enquanto as au...
-
A aluna Taynna Cristiny de Souza Silva, do 7º Ano "B", orientada pela professora Leandra Aparecida Alves de Oliveira, foi a ve...
Blog Archive
-
▼
2020
(59)
-
▼
maio
(12)
- ESCLARECIMENTOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E PREFEI...
- O AMOR COM QUE TRABALHAMOS CONTINUA FORTE NO CMPLB
- ATENÇÃO: COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE O KIT LANCHE
- CONTINUAMOS TRABALHANDO NO CMPLB
- ATENÇÃO ALUNOS - SEXTA-FEIRA (22-05) É O ÚLTIMO DI...
- PARABÉNS AOS NOSSOS PEDAGOGOS - CONTINUAMOS TRABAL...
- FAÇA BONITO 2020
- NO CMPLB CONTINUAMOS CONSTRUINDO RELAÇÕES DE APREN...
- SEGURANÇA E CONFORTO PARA OS ALUNOS DO CMPLB
- MAIS QUE PROFESSORAS OU PROFESSORES
- DIA DAS MÃES
- MESMO EM CASA O TRABALHO NÃO PARA, TANTO PARA PROF...
-
▼
maio
(12)
Tecnologia do Blogger.
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2020
(59)
-
▼
maio
(12)
- ESCLARECIMENTOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E PREFEI...
- O AMOR COM QUE TRABALHAMOS CONTINUA FORTE NO CMPLB
- ATENÇÃO: COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE O KIT LANCHE
- CONTINUAMOS TRABALHANDO NO CMPLB
- ATENÇÃO ALUNOS - SEXTA-FEIRA (22-05) É O ÚLTIMO DI...
- PARABÉNS AOS NOSSOS PEDAGOGOS - CONTINUAMOS TRABAL...
- FAÇA BONITO 2020
- NO CMPLB CONTINUAMOS CONSTRUINDO RELAÇÕES DE APREN...
- SEGURANÇA E CONFORTO PARA OS ALUNOS DO CMPLB
- MAIS QUE PROFESSORAS OU PROFESSORES
- DIA DAS MÃES
- MESMO EM CASA O TRABALHO NÃO PARA, TANTO PARA PROF...
-
▼
maio
(12)