A noite desta quinta-feira (27/06) foi de muita alegria para os alunos do 5º ano co Colégio Municipal Professor Lourenço Batista. Foi dia de formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A Festa foi comandada brilhantemente pelo Sargento PM Brito e pelo professor do Proerd no CMPLB, Cabo Gonçalves.
A festa contou também com a presença do Comandante do 26º Batalhão da Pm em Caldas Novas, Tenente-Coronel Ronny Alves de Souza, Da Secretária de Educação, Izabel Gonzaga, do Secretário de Esportes, Murilo Mendes, representando o Prefeito João Pena, do Presidente da Câmara, Vereador Aldo Pereira Neves, Vereador Reis Heleno, policiais militares, professores, diretores e familiares dos alunos. O evento aconteceu no Salão de Eventos do Hotel Veredas do Rio Quente Flat Service.
“Luz, câmera, ação” é um dos lemas do Proerd, que foi decorado e repetido diversas vezes durante a cerimônia pelos alunos animados. A finalidade do Programa, que é parte dos trabalhos da PM em ação conjunta com as escolas e a comunidade, é reconhecer pressões e influências diárias que levam os estudantes ao uso de drogas e à prática da violência.
A conscientização nesta idade em que eles estão é ideal e contribui muito para reforçar o que já aprendem na escola em em casa. A família dá a base que é reforçada com essas iniciativas.
Entre os objetivos do Proerd está o ensino aos estudantes de boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, de modo que os jovens estejam capacitados para fazerem escolhas livres do abuso de drogas, violência e outros comportamentos perigosos. O Programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.
PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS - PROERD – É A VERSÃO BRASILEIRA DO PROGRAMA NORTE-AMERICANO DRUG ABUSE RESISTANCE EDUCATION – D.A.R.E., SURGIDO EM 1983, em Los Angeles. O PROERD é uma ferramenta utilizada no mundo inteiro no combate preventivo ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Atualmente, 58 países aplicam o programa utilizando material didático adaptado à realidade dos diferentes países.
A história do PROERD no Brasil remonta ao ano de 1992, quando o programa chegou ao nosso país, no Rio de Janeiro.
No Estado de Goiás o Programa foi iniciado em 1998. O PROERD é um programa de caráter preventivo, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, desenvolvido no Brasil pelas Polícias Militares. O programa consiste em quatro currículos, sendo três destinados a crianças e adolescentes da educação infantil, 5º e 7º ano, contendo 11 lições, com aulas uma vez por semana, aplicadas ao longo do semestre letivo. O quarto currículo é o Proerd para pais, contendo cinco lições. As aulas para o ensino infantil e fundamental são ministradas por policiais militares fardados e desarmados e acompanhadas pelos professores responsáveis pela turma. Atualmente o PROERD é desenvolvido em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
O PROERD, em todos os currículos oferece uma variedade de atividades interativas e construtivas, que levam em consideração as experiências do cotidiano dos participantes e, sobretudo, exploram suas potencialidades. As aulas são bastante dinâmicas, com a participação de grupos e aprendizado cooperativo, por meio de dramatizações e estudos de casos.
As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e dos jovens.
O policial militar que se candidata ao curso de formação de docentes PROERD tem de preencher uma série de requisitos e, além disso, passar por uma banca examinadora, composta por pedagogos, psicólogos e representantes do Programa que analisam se o candidato se encontra apto para se tornar instrutor.
Vale ressaltar que o policial militar instrutor não tem sua atuação restrita apenas à sala de aula, presta também segurança na escola onde leciona durante o período de sua permanência. A atuação dos policiais do Programa representa uma modalidade de policiamento comunitário.
O PROERD chegou a um estágio em que o anseio da comunidade escolar é pela sua expansão. Com as turmas atendidas no primeiro semestre de 2014, o Programa ultrapassa a marca de 660.000 crianças e adolescentes formados no Estado de Goiás. O objetivo da Coordenação do Programa no estado é atingir a totalidade das cidades goianas.
OBJETIVOS
Diante do aumento do consumo de drogas proibidas ou não, entre crianças e adolescentes em idade escolar, torna-se necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção de uso de drogas, entre os jovens que ainda não tiveram contato com tais substâncias. O programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual será desenvolvido através de:
1. Fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins;
2. Ensinar os estudantes, as formas de dizer não às drogas;
3. Ensinar os estudantes a tomar decisões e as conseqüências de seus comportamentos;
4. Trabalhar a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.