É na primeira infância, mais precisamente do nascimento até mais ou menos os 5 anos é que o cérebro faz a maior parte de suas conexões entre neurônios montando ano a ano um emaranhado de interconexões, falando de modo bem simplista. E grande parte da “ativação neural” ocorre justamente pela estimulação através dos sentidos: tato, a visão, a audição, o olfato e o paladar. É assim que no CMPLB nossas professoras trabalham para estimular nas crianças o necessário para seu desenvolvimento. Ensinar e aprender explorando os cinco sentidos não é difícil. Ensinar alguma coisa está, na grande maioria das vezes, ligado à estimulação dos sistemas visuais e auditivos, já que nós somos seres muito audiovisuais.
Não é difícil, mas é raro encontrar atividades que estimulem os sentidos. Este fato pode ser justificado historicamente, pelas teorias tradicionais de educação que colocam o professor numa posição de eterno orador e, o aluno, de eterno ouvinte. Papéis que, ao longo da evolução das práticas educativas, foram se modificando, mas que ainda permanecem enraizadas em certas posturas sem nos darmos conta disso.
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