Leia Mais

NOVOS TEMPOS!

COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA
Leia Mais

KIT MERENDA!

COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA
Leia Mais

ENCERRAMENTO DE SEMESTRE!

COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA
Leia Mais

KIT MERENDA!

COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA
Leia Mais

DIA DAS CRIANÇAS!

COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA
Leia Mais

A VIDA VALE A PENA!

COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA
Leia Mais

O MAIOR IDEB DA HISTÓRIA!

COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA
Leia Mais

ALUNOS SHOW!

COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA
Leia Mais

PROFESSORES PRESENTES!

COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA
Leia Mais

O TRABALHO CONTINUA!

COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA

terça-feira, 30 de abril de 2019

DIA DO TRABALHO NO CMPLB




É importante que desde cedo nossas crianças tenham contato com o mundo que os cerca. Na comemoração do dia do trabalho eles aprendem a importância das profissões e conhecem ludicamente cada passo que um dia poderão seguir. É assim no CMPLB. 

DIA DO TRABALHO NO BRASIL

No Brasil, o Primeiro de Maio começou a ganhar importância no final do século XIX. A historiadora Isabel Bilhão afirma que as primeiras manifestações desse caráter no Brasil aconteceram em 1891 e eram organizadas por militantes socialistas. A historiadora afirma também que essas manifestações assumiam a forma de apoio à República recém-instalada no Brasil|1|.

Os protestos aconteciam com a aglomeração dos trabalhadores em locais importantes das grandes cidades brasileiras. Durante esses eventos do Primeiro de Maio, os trabalhadores realizavam discursos exaltando a classe, bem como organizavam apresentações musicais, faziam passeatas, disparavam fogos de artifício etc.

Durante a década de 1910, o movimento operário no Brasil ganhou força impulsionado pelos ideais socialistas e anarcossindicalistas. Desse movimento, destaca-se, por exemplo, a Greve Geral de 1917, na qual cerca de 50 mil trabalhadores paralisaram o trabalho em São Paulo. A greve, inclusive, passou a ser uma prática comum no Primeiro de Maio, uma vez que a data não era feriado no Brasil.

Esse dia passou a ser considerado feriado no Brasil em 1924, durante o governo de Artur Bernardes. Apesar disso, foi no governo de Getúlio Vargas que o Primeiro de Maio ganhou muita importância, principalmente por causa do projeto político de aproximação com as classes trabalhadoras durante o Estado Novo.

Durante os cinco primeiros anos da década de 1930, as comemorações do Primeiro de Maio seguiram a linha de festividades organizadas pelos trabalhadores, que se reuniam nos sindicatos e em locais importantes das grandes cidades para organizar discursos, realizar passeatas, fazer apresentações artísticas, palestrar em defesa do trabalhador etc.

Durante o período do Estado Novo, no entanto, as comemorações do Primeiro de Maio foram tomadas pelo governo como forma de implantação e divulgação do projeto de Getúlio Vargas. Nesse período, existia todo um temor do governo de que as comemorações do Primeiro de Maio tornassem-se manifestações políticas dos trabalhadores.

Isso ocorria, naturalmente, pelo caráter autoritário do Estado Novo que proibia qualquer tipo de manifestação política contra o governo (censura) e perseguia, principalmente, os comunistas, que tinham forte presença nos sindicatos. Nesse sentido, as manifestações do Primeiro de Maio eram utilizadas pelo governo como propaganda de suas “benesses” e como eventos para ressaltar os valores cívicos e o patriotismo.

Essa característica se inicia em 1940, sobretudo a partir de 1943, quando os historiadores apontam uma mudança no projeto político de Vargas na direção dos trabalhadores. Nessas comemorações, eram realizados desfiles dos diferentes sindicatos existentes (todos controlados pelo governo) que enfatizavam o nacionalismo e os valores de ordem e civismo defendidos por esse presidente.

Esses eventos também eram caracterizados por discursos de Getúlio Vargas que ressaltavam os valores da classe trabalhadora. Além disso, Vargas utilizava-se dessa data para divulgar as obras do governo que eram voltadas para as classes trabalhadoras, das quais se destacam o decreto da Consolidação das Leis do Trabalho(CLT), salário-mínimo e férias remuneradas.

Atualmente, o Primeiro de Maio segue como feriado nacional e, nesse dia, diversos sindicatos se organizam para oferecer uma programação para a classe trabalhadora. Essas programações incluem comícios com discursos que se pautam na defesa dos direitos trabalhistas. Além disso, esses eventos realizados pelos sindicatos abrangem toda uma programação voltada para o lazer dos trabalhadores.
Read More

O BOM TRABALHO SEMPRE RENDE BONS FRUTOS


Trabalhando com alegria vamos construindo novos saberes no CMPLB. Ensinar e aprender faz parte da natureza humana, e o processo de formação do cidadão e da cidadã ocorre desde o nascimento, através de ações contínuas que organizam a forma de ser de uma sociedade. Nesse contexto, o profissional da educação ocupa lugar central, cumprindo a tarefa de cuidar da formação dos que chegam até a escola.
Read More

quarta-feira, 17 de abril de 2019

DIA DE CONSELHO DE CLASSE NO CMPLB


Hoje (17/04) foi dia de Conselho de classe no CMPLB. Todos os professores e demais profissionais, estiveram reunidos para tratar do andamento dos trabalhos no Colégio. A realização do Conselho de Classe está fundamentada no Projeto Político Pedagógico da escola e no Regimento Escolar e sua realização é bimestral. Reúnem-se a direção da escola, coordenação pedagógica, os professores das disciplinas que compõem o currículo e que participam da análise do desempenho dos alunos de cada turma e série.
Portanto, o objeto do Conselho de Classe é o ensino e suas relações com a avaliação da aprendizagem. A participação direta de todos os professores que atuam na série/turma garante um enfoque interdisciplinar, pois a análise conjunta de professores de diversos componentes curriculares afirma o caráter deliberativo na avaliação do processo didático, estabelecendo uma rede de relações capaz de socializar dificuldades e desenvolver uma visão mais abrangente, articulada e objetiva da realidade.



Read More

FELIZ PÁSCOA TAMBÉM A NOSSOS SERVIDORES


Hoje (17/04) também foi dia de presentear nossos servidores com uma lembrancinha de Páscoa. A Secretária de Educação, Izabel Gonzaga, a Diretora Elcilânia Batista e a Secretária do Colégio, Sandra Márcia, fizeram a entrega de uma lembrancinha de Páscoa a nossos servidores. Páscoa é tempo de alegria, de amor e de família, mas também de ganhar muitos ovos de chocolate gostosos. Mas nunca se esqueça que mais importante que ovo de chocolate é saber agradecer e apreciar o carinho e o amor da sua família. Pois ter uma família unida, que nos ama e cuida de nós, é o maior de todos os presentes. Feliz Páscoa!
Read More

terça-feira, 16 de abril de 2019

SEMANA DA PÁSCOA NO CMPLB


É Páscoa no CMPLB. Páscoa é vitória, é o homem chamado à sua maior dignidade. Como não se alegrar pela vitória dAquele que tão injustamente foi condenado à paixão mais terrível e à morte de cruz? Como não encher o coração de felicidade pela vitória dAquele que anteriormente foi flagelado, esbofeteado, cuspido e tratado com desumana crueldade?

Este é o dia da esperança universal, o dia em que, em torno do ressuscitado, unem-se e se associam todos os sofrimentos humanos, as desilusões, as humilhações, as cruzes, a dignidade humana violada, a vida humana respeitada. 
Read More

BRINCAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Quanto mais a criança vivencia momentos de brincar, por meio do dançar, pedalar, correr, se esconder, saltar e entre outros, mais aumenta seu repertório de brincadeiras. Consequentemente, ao interagir com seus amigos e colegas, é capaz de manter contato com regras de convivência com o outro. É importante deixar a criança livre para brincar com o outro, sem a intervenção de um adulto, para que possa aprimorar suas habilidades de aprender a dividir tarefas, negociar situações de impasse, tomar decisões, conversar com os colegas e criar hipóteses de resolução de conflitos, incentivando assim sua autonomia.
Durante a interação com os colegas, a criança participa de situações que contribuem para que ela estabeleça maiores vínculos. Desenvolvem formas para expressar suas ideias, seja por meio de gestos, falas ou ações.
É importante ressaltar que no ambiente escolar há aspectos facilitadores para o brincar e aprender: a própria estrutura física, a variedade de brinquedos, os cartazes e decoração das salas e os jogos e recursos pedagógicos.
Read More

quarta-feira, 10 de abril de 2019

QUANDO O TRABALHO É BEM FEITO OS RESULTADOS APARECEM


A Secretária Municipal de Educação de Rio Quente, Izabel Gonzaga, acompanhada de sua equipe, esteve no FNDE em Brasília, para participar do Multirão do FNDE em Ação pela Educação, e retornou para casa muito feliz, pois teve a confirmação pelos técnicos do FNDE  de que não há nenhuma pendência em nosso município, Rio Quente está apto a receber novos recursos pelo FNDE. O bom trabalho é sempre recompensado. É a educação de Rio Quente no rumo certo.




Read More

COMPARTILHE

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Total de visualizações

RELÓGIO

Translator

    English French
    German Spain
    Italian Dutch
    Russian Japanese
    Korean Arabic

CLIMA/TEMPO

Popular Posts

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

TRADUTOR

BTemplates.com

Blogroll

CMPLB - 2017

CMPLB - 2017

About

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Copyright © COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com