Assim como os aluninhos do Jardim II (A e B), os alunos do 5º Ano (A, B, C, D) também começaram hoje (28/03/2017) as aulas do PROERD (PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIAS ÀS DROGAS). A Secretária Municipal de Educação, Izabel Gonzaga, marcou presença junto com os Coordenadores Pedagógicos e os Professores Fernando e Emivaldo.
DESCRIÇÃO DO CURSO
Com base nas pesquisas e teorias resumidas acima, um conjunto de critérios foi formado para orientar o desenvolvimento e a organização dos aspectos-chave deste programa educacional. Enquanto o currículo do curso tem a intenção de ser essencialmente o mesmo para todo o país, as estratégias e os materiais podem ser adaptados para o contexto cultural e social de cada escola conforme as necessidades específicas. Isto significa que os instrutores podem precisar, em certas ocasiões, selecionar material e atividades alternativas, assim como métodos que acreditem sejam mais apropriados para seus alunos, desde que permaneçam coerentes com os propósitos e critérios deste projeto. Contudo, é bom lembrar que palestras extensas (cinco minutos ou mais) NÃO são produtivas neste curso.
Uma característica central e peculiar deste plano de curso é o Livro do Estudante “Proerd: uma Visão de Suas Decisões”. As informações, os conhecimento científicos e as atividades contidas em suas lições são todas projetadas para construir coletivamente capacidades de resolução de problemas sociais e pessoais relacionados com o uso e abuso de substâncias, bem como para garantir que possam agir em nome de seus melhores interesses diante das situações expostas. Tentamos possibilitar aos alunos acesso a essas capacidades de maneira atraente, usando situações problemáticas que pareçam reais aos seus olhos. A intenção é que os alunos analisem essas situações, busquem e usem as informações disponíveis, discutam com profundidade, uns com os outros, as alternativas dessas situações e ações que podem escolher com responsabilidade. Além de extensas discussões, existem amplas oportunidades de “experimentar” maneiras de lidar com as pressões de amigos e com os sentimentos internos de querer ser aceito como uma pessoa “maneira”.
Coerente com os objetivos deste programa, os seguintes critérios foram estabelecidos para possibilitar o desenvolvimento das lições, de maneira a permitir o entendimento delas pelos alunos:
· Informações baseadas em pesquisas: As informações sobre tabaco, álcool, maconha e inalantes devem ser obtidas através dos resultados das mais recentes pesquisas quando os grupos ou classes estiverem resolvendo problemas.
· Guiado por problemas: O eixo norteador dos conteúdos e das atividades dos alunos é uma situação problemática, tipicamente uma na qual a pressão para o uso de drogas esteja sendo exercida.
· Interativo: Os alunos se envolvem ativamente na solução de problemas, através de discussões profundas, do pensamento crítico e da encenação de papéis com outros alunos.
· Estrutura em espiral: Os conhecimentos científicos e as habilidades devem ser revisados ao longo das 10 lições, de modo que as habilidades sejam introduzidas, revistas e praticadas em situações problemáticas cada vez mais complexas.
· Aprendizado ativo: As atividades devem refletir o envolvimento constante dos alunos, através de profundas discussões com toda a classe, mediadas pelo instrutor, encenação das habilidades e dos conhecimentos científicos, e da solução de problemas – Tomada de Decisão – em pequenos grupos de aprendizado cooperativo.
· Professor(a) como parceiro(a): Por haver uma grande quantidade de aulas que envolvem os alunos em atividades de aprendizado ativo em pequenos grupos, o envolvimento direto do(a) professor(a) da turma é um aspecto essencial para o efetivo aproveitamento das lições.
Metas e objetivos
A meta que engloba todo o Proerd é de reduzir/eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, bem como o seu comportamento violento. O Proerd de 4a série é o primeiro do currículo Proerd no Brasil; os cursos restantes são o de 6a e o de pais. O curso da 6a série é integralmente relacionado com o curso da 4a. Os objetivos gerais dos programas de 4a e 6a séries estão voltados ao desenvolvimento das capacidades necessárias aos alunos para que tomem as rédeas de suas vidas (autonomia), com ênfase especial à resistência ao uso e abuso de substâncias.
Os objetivos gerais são os seguintes:
- Os alunos compreenderão os riscos e efeitos físicos e emocionais do uso de álcool, cigarro, maconha e inalantes sobre seus cérebros e corpos em desenvolvimento, e os riscos de ordem legal desse uso.
- Os alunos irão comparar e contrastar as crenças comuns de seu grupo na sala de aula com os dados recentes sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas (ATOD), e, onde surgir dissonância, revisar suas compreensões e crenças sobre quantos de seu grupo não usam álcool, tabaco e outras drogas.
- Os alunos irão expandir seus conhecimentos sobre a variedade de ações positivas que podem praticar em suas escolas e comunidades (comportamento pró-social) para que não se envolvam com o uso de álcool, tabaco e outras drogas.
- Os alunos irão compreender o que são estratégias de negação, habilidades de comunicação saudável, afirmação e resistência, e poderão aplicar essas habilidades de maneira adequada no desenvolvimento das várias situações da vida real.
LIÇÃO 1: Bem Vindo ao PROERD
LIÇÃO 2: O Cigarro
LIÇÃO 3: A Maconha
LIÇÃO 4: O Álcool
LIÇÃO 5: Os Inalantes
LIÇÃO 6: Prevenção contra o Bullying
LIÇÃO 7: Posicione-se contra o Bullying
LIÇÃO 8: As bases da Amizade
LIÇÃO 9: Decidindo de forma Confiante
LIÇÃO 10: Ação Pessoal
LIÇÃO 11: Pratique